Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

02/09/2011 - 16:45

A região Norte carece de postos para fiscalizar o uso de cronotacógrafos nos veículos que circulam pelas rodovias. Esse foi um dos assuntos discutidos na Reunião Regional Orçamentária-Norte da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ/Inmetro), realizada em Belém. Para se ter uma ideia dessa carência, apenas o Estado de Rondônia tem postos de fiscalização.

O cronotacógrafo é um instrumento que registra velocidade, tempo e distância percorrida por um veículo em seu deslocamento. Os veículos de carga com peso bruto acima de 4,5 toneladas e os de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a possuir o equipamento. O disco diagrama, de papel especial, colocado no cronotacógrafo, registra dados importantes, como as velocidades desenvolvidas pelo veículo, intervalos de tempo parado e em deslocamento e distâncias percorridas. São informações aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.

“No Norte, 80% dos caminhões não foram fiscalizados”, disse Anilson Conterratto, diretor de Verificação do Inmetro no Rio Grande do Sul. Para suprimir essa demanda, disse ele, serão realizados cursos para formar fiscais e assim implementar a fiscalização regular dos cronotacógrafos nas rodovias, transportadoras e empresas de transporte coletivo de todo país.

O Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) planeja dar início às obras de seu Complexo Tecnológico, em Ananindeua, que vai concentrar os serviços de verificação metrológica de cronotacógrafos e taxímetros, além da inspeção e verificação da capacidade volumétrica de caminhões-tanque. “Outro serviço que vamos oferecer é o de certificação de produtos importados por empresas locais, em laboratório creditado pelo Inmetro”, disse Luiziel Guedes, presidente do Imetropará. Atualmente, essa certificação é feita em São Paulo.

As discussões da Reunião Regional encerraram na última quinta-feira. À noite, os representantes dos órgãos delegados e demais participantes do evento tiveram coquetel oferecido pelo Imetropará. Omer Pohlmann, coordenador geral da RBMLQ, agradeceu a todos pela participação no evento e elogiou a organização do mesmo.