Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

12/06/2012 - 14:15

Uma marca de leite condensado, de uma conhecida multinacional, e outra de azeite de dendê foram reprovadas hoje (12/6) durante exame dos produtos coletados na Operação Junina do Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará).
No período de 1 a 8 de junho, o instituto fez doze coletas de produtos como cuscuz, farinha de milho flocado, canjica branca, leite de coco, azeite de dendê, canela em pó, fubá de arroz, entre outros, em estabelecimentos comerciais da Grande Belém.
A operação prossegue no interior do Estado. Os metrologistas seguiram ontem (11/6) para 11 municípios: Cametá, Baião, Mocajuba, Oeiras do Pará, Limoeiro do Ajuru, Abaeté, Acará, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju e Tailândia.
Ao contrário das fiscalizações de rotina, quando é feito um pré-exame nos estabelecimentos comerciais, na Operação Junina, como em outras operações especiais, é feita a coleta aleatória, por se tratar de produtos encontrados em uma determinada época do ano. O responsável pelo estabelecimento recebe um termo de coleta para que seja ressarcido pelo fabricante.
A quantidade de produtos por coleta segue o que é determinado pela portaria 248/2008 do Inmetro. Se há, por exemplo, de 26 a 50 produtos, são recolhidos 13, dos quais apenas um pode apresentar irregularidade no teste em laboratório.
As multas variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dependendo do porte da empresa, da irregularidade encontrada, do dano causado ao consumidor, entre outros critérios.
“Nosso objetivo é dar segurança para o consumidor, na hora de fazer suas compras. O trabalho do Imetropará também é importante para o comerciante, que passa a ter credibilidade quanto ao produto que comercializa”, destacou Luiziel Guedes, presidente do Imetropará.