Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

12/08/2011 - 16:45

O Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) concluiu os exames de produtos coletados na segunda quinzena de julho, durante a Operação Verão do órgão. Dos 39 produtos analisados, apenas cinco foram aprovados. O índice de reprovação foi de 87,18%.

O resultado final da operação, incluindo os números da primeira quinzena, é o seguinte: 87 produtos diversos, de marcas diferentes, foram coletados, sendo que 74 (85,05%) foram reprovados por não apresentarem o peso ou quantidade indicados na embalagem. Entre os produtos coletados estão: leite condensado, biscoitos, café, vela, arroz, farinha láctea, pasta dental, óleo de cozinha, sal grosso, farinha de rosca, feijão, milho, leite em pó, farinha, açúcar impalpável, folha de louro, charque, massa para bolo, açúcar e preparo sólido para refresco.

A operação percorreu os seguintes municípios durante o mês de julho: Salinas, São João de Pirabas, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Santarém Novo, Bragança, Capanema, Cachoeira do Piriá, Tracuateua, Augusto Corrêa, Santa Luzia do Piriá, Viseu e Bonito. As equipes fazem um pré-exame dos produtos no próprio estabelecimento. Se for constatada alguma possível irregularidade, os produtos são coletados e trazidos para o exame final no Laboratório de Pré-Medidos do Imetropará.

BOX

- Os produtos pré-medidos são aqueles embalados sem a presença do consumidor;

- Após a coleta, os fiscais do Imetropará emitem na mesma hora um termo de coleta de pré-medidos, especificando tudo o que foi recolhido. Assim, os estabelecimentos comerciais podem solicitar aos fabricantes a reposição, sem custos, dos produtos coletados.

- O teste no Laboratório de Pré-Medidos é feito na presença dos fornecedores, que são notificados após a coleta. A ausência dos mesmos não impede o exame;

- A multa varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dependendo do porte da empresa, da irregularidade encontrada, do dano causado ao consumidor, entre outros critérios;

- Ao fornecedor é dado um prazo de 24 horas para que se manifeste sobre o destino dos produtos coletados, caso contrário os mesmos são doados para instituições cadastradas no Imetropará.