Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

13/09/2011 - 16:30

A verificação metrológica de instrumentos usados para pesar e medir, como balanças, bombas medidoras, taxímetros, radares, esfigmomanômetros (aparelhos de pressão), entre outros, agora é feita de forma ainda mais segura graças a 16 coletores disponibilizados pelo Inmetro ao Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará).

Emerson Leite, gerente de instrumentos do órgão, explica que antes o trabalho de campo dos fiscais era feito de forma manuscrita e os dados precisavam ser digitados quando as equipes retornavam à sede do instituto. “Os aparelhos trazem mais agilidade, confiabilidade e segurança aos serviços prestados pelo Imetropará”, disse. Outra vantagem, explica, é a redução do uso de papel, gerando economia ao órgão e garantindo maior preservação do meio ambiente.

Os aparelhos, que são uma espécie de palmtop, vêm acompanhados de uma impressora térmica, para emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) e qualquer outro documento que for necessário. “Outra vantagem é a integração com a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, pois os dados já são enviados diretamente ao Sistema de Gestão Integrada (SGI) da autarquia federal”, pontua Emerson.

Dos 16 equipamentos disponibilizados, dois foram enviados para a Regional de Santarém. “Quanto mais segura for a verificação metrológica, melhor para a sociedade, pois os instrumentos que fiscalizamos posteriormente serão usados no dia a dia de todos”, argumenta.