História

História da Metrologia

O serviço de Metrologia surge por adaptação dos serviço de Aferição de Pesos e Medidas.

A  Verificação de Pesos e Medidas é muito antiga no País, pois já no tempo da monarquia se Verificavam os pesos e medidas, conhecem-se posturas dos tempos de D. Dinis, este tinha um “Almotacé real” que o acompanhava nas suas visitas pelo reino e verificava os pesos e medidas dos vendedores que ía apanhando pelo caminho.

Foi criado depois o almotacé municipal que acabou por dar origem no Aferidor de Pesos e Medidas.

As medidas e pesos  nem sempre pertenceram ao sistema métrico decimal, mas a outros sistemas. Afirmamos outros, porque cada Rei aplicava as sua medidas, pois estas derivavam ou do Pé ou da mão “vara”, dava também liberdade aos senhores das Terras de terem as sua próprias medidas, diferentes umas das outras.

Em 20 de Maio de 1875, foi assinada a Convenção do Metre, onde Portugal foi o Décimo País a assinar, pois foi por ordem Alfabética.

O Sistema métrico decimal entrou definitivamente em Portugal em 1926, pois até aí, tivemos em paralelo os dois sistemas,  (antigo e decimal), por isso ainda hoje ouvimos falar de arráteis, côvados, varas, cabaços, canadas, etc. Este serviço de Metrologia, possui um valioso espólio de pesos e medidas antigos.
 

© Copyright 2017 www.imetropara.pa.gov.br - Av. Almirante Barroso n-1645 - Bairro: Marco - CEP: 66.093-020.

CSS válido!