28/08/2017 - 13:00

Na manhã desta quinta-feira, 29, foi apresentada a “Operação Verão 2017”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Além de todo o trabalho de reforço da segurança pública em locais de maior fluxo de pessoas durante o mês de julho, o Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) atuará no combate a irregularidades em cronotacógrafos (dispositivo que registra a distância percorrida e velocidade dos veículos), taxímetros, entre outros instrumentos e produtos regulamentados pelo Inmetro. O objetivo dessa grande operação conjunta é diminuir o número de acidentes nas estradas e coibir práticas irregularidades durante o período das férias.

Para reforçar as ações e dar maior agilidade no atendimento das demandas operacionais o Imetropará investiu na renovação das viaturas destinadas à fiscalização. A agência Regional do Imetropará em Santarém também ganhou reforço e irá verificar se produtos comercializados na região nesta época do ano apresentam riscos para os consumidores.

O presidente do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), Jorge Rezende, destacou a importância dessas ações em função do aumento da demanda período do ano. “A Operação Verão é um esforço coletivos dos órgãos com o objetivo de orientar a sociedade em geral sobre seus direitos e deveres e garantir a segurança nas estradas. O Imetropará têm como missão garantir a competitividade justa no mercado, retirando de circulação itens que não estão de acordo com as normas estabelecidas e que colocam em risco a saúde e segurança do consumidor”, detalhou.

Rezende destacou ainda que todos os equipamentos utilizados para o registro da velocidade, araras fixas e móveis, bem como os etilômetros, popularmente conhecido como bafômetro, foram vistoriadas e calibrados. “Todos os equipamentos que serão utilizados durante a operação que precisam de verificação do Inmetro estão aptos para funcionamento”, frizou.

Nesse veraneio, os fiscais irão percorrer postos de combustíveis, supermercados, padarias, restaurantes self service, lojas de departamento e de utilidades, a fim de verificar se os produtos certificados e regulamentados pelo Inmetro e os produtos embalados na ausência do consumidor (pré-medidos), além dos instrumentos de medição regulamentados (balanças e bombas medidoras de combustível), atendem aos requisitos estabelecidos nas portarias do Inmetro.

O órgão também realizará campanha educativa e distribuição de cartilhas com orientações aos veranistas intituladas “É tempo de viajar. Garanta a segurança do seu verão com o Imetropará”. O material traz dicas de produtos e serviços amplamente consumidos pela população que são regulamentados pelo Inmetro.

Santarém

Durante a coletiva de imprensa que ocorreu na Estação Cidadania em Santarém o gerente regional do Imetropará, Dionar Junior, a ação será realizada em centros comerciais de Santarém e demais municípios da região do Tapajós. "Por conta do período de férias há um aumento de consumo, principalmente por parte dos turistas que vem visitar Alter do Chão. Então, é necessário que se intensifique a fiscalização desses produtos para combater práticas que lesem o consumidor", explicou.

Tacógrafo

Devido ao aumento do fluxo de deslocamento de veículos nas principais rodovias, o Imetropará também estará reforçando as ações de fiscalização dos cronotacógrafos. Obrigatórios para veículos que transportam carga acima de 4.536 quilos e com mais de dez lugares.

O equipamento funciona como uma espécie de caixa preta do veículo, registrando velocidade, tempo e distância percorrida pelo automóvel. Ao analisar essas informações, que são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo, é possível descrever o comportamento do motorista e determinar a causa do sinistro, em caso de acidente no trânsito.

Rezende explica que a população pode fazer as consultas do cronotacógrafo de maneira rápida, bastando apenas digitar a placa do veículo. “Na hora de contratar qualquer serviço de transporte de passageiros ou carga, verifique se o veículo está com a aferição em dia. Para isso, basta acessar o site do Inmetro ou utilizar o aplicativo por meio de um smartphone para consultar aos certificados de verificação de cronotacógrafo.

Caso apareça a mensagem “nenhum documento encontrado para os dados informados”, isso significa que o veículo está irregular e é melhor buscar alternativa de transporte que ofereça mais segurança, orienta o presidente do Imetropará.

O aplicativo pode ser baixado do endereço http://www.inmetro.rs.gov.br/rbmlqi/. A consulta também pode ser feita através do link http://cronotacografo.inmetro.rs.gov.br/certificados/consultar.

Destaque: