Sobre acessibilidade

Áreas

Abas primárias

16/03/2017 - 10:45

O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) realiza, entre os dias 9 e 13 de maio, a Operação Especial Casa e Jardim. Agentes fiscalizadores do órgão delegado, vão percorrer o comércio varejista e atacadista para verificar se os produtos atendem aos requisitos estabelecidos na regulamentação. Todos devem ostentar o selo de identificação da conformidade do Inmetro.

 

Serão avaliados produtos como escada metálica doméstica; churrasqueira elétrica para uso externo; lavadora elétrica de alta pressão; eletrificador de cercas (doméstico ou rural); roçadeira/aparador elétrico de grama; pistola elétrica de solda; aparelho elétrico de aquecimento de sauna; assoprador elétrico para limpeza de jardins; e tesoura elétrica para corte de grama.

 

“Estes itens de certificação compulsória devem atender a requisitos mínimos de segurança, o que reduz a chance de ocorrerem acidentes domésticos”, destaca Jorge Rezende, presidente do órgão.

 

 

 

Empresas que não cumprirem a regulamentação poderão ser penalizadas, com a apreensão dos produtos, além de multas que podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, de acordo com o estabelecido na Lei n° 9.933/99. Irregularidades devem ser denunciadas na Ouvidoria 0800 280 1919 e acidentes podem ser relatados no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), no endereço: www.inmetro.gov.br/sinmac.